A religião desempenhou um papel central na vida da humanidade durante séculos. À medida que as sociedades se tornam cada vez mais tecnologicamente avançadas estaremos a caminhar para um mundo em que a crença em Deus estará a ser substituída pela fé nas máquinas? Para fazer um “ponto de situação”, a edição de 2019 do Web Summit decidiu reunir num mesmo palco as perspetivas de Anthony Campolo, reverendo e professor emérito na Eastern University, e Steve Petersen, professor de filosofia na Niagara University.

Para Anthony Campolo, o rumo que a evolução tecnológica está a tomar é preocupante: “estamos a tornar-nos cada vez mais como máquinas, enquanto estas se tornam mais humanizadas”. O reverendo declara que a tecnologia está a “alienar o público e a substituir as interações humanas”, afastando-o dos valores que são tidos como moralmente aceites.

Já Steve Petersen acredita que a inovação pode ajudar a resolver os problemas da humanidade, fazendo referência às aplicações presentes nesta edição do Web Summit que têm esse tipo de objetivo em vista. O professor da Niagara University argumenta que é necessário focar-se na ideia de que a tecnologia é “neutra” por base e pode vir a ajudar as pessoas, quer sejam religiosas ou não, a melhorar as suas interações pessoais. Embora concorde que a inovação é capaz de trazer melhorias à vida da humanidade, Anthony Campolo contesta indicando que a partir de um certo nível, a evolução começa a tornar-se negativa.

Num debate aceso, ambos os oradores acabaram por chegar a um ponto em que “concordam em discordar”. Por um lado, a perspetiva de Anthony Campolo de que tecnologia está a “escravizar” a humanidade e de que precisam de ser impostos limites não conseguiu convencer Steve Petersen. Por outro, o ponto de vista do professor de filosofia não demoveu

O Web Summit visto pelo SAPO TEK

O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit e para além das notícias de antecipação, nos próximos dias vai trazer os temas e as tendências mais relevantes. Encontramo-nos pelo Web Summit ou Night Summit?
Veja ainda a galeria de imagens que vamos recolhendo no nosso Diário do Web Summit.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.