O número de norte-americanos que têm tablet duplicou entre meados de dezembro e início de janeiro e atualmente perto de um em cada cinco adultos nos Estados Unidos usa um dispositivo do género (19%).

O mesmo acontece com os valores para os leitores de ebooks, que aumentaram na mesma medida, dos 10% antes do Natal para os 19% registados atualmente, refere a Pew Internet.

Vinte e nove por cento dos americanos têm pelo menos um dos dois equipamentos, quando antes da época natalicia a percentagem se situava nos 18%.

De acordo com os resultados da análise, que abrangeu cerca de 3.000 inquiridos, maiores de 16 anos, os números aumentaram graças ao crescimento da oferta e principalmente devido ao surgimento de dispositivos mais baratos.

Sem mencionar quais os tablets ou leitores de ebook mais nomeados, a Pewinternet refere que a subida das vendas coincidiu com o lançamento do Kindle Fire da Amazon e do Nook, da Barnes and Noble.

Relativamente à faixa etária, a maior parte dos proprietários de tablets (27%) tem entre 30 e 39 anos, seguidos da faixa etária entre os 18 e os 29 (24%). A completar o pódio estão os americanos entre 50 e 64 anos (15%).

Tomando por ponto de análise a escolaridade, os "computadores de mão" são mais populares entre os utilizadores que completaram ou frequentaram um curso do ensino superior (respetivamente 31% e 18%).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé