O número de PCs que ao longo do seu período de vida apresentam avarias graves tem vindo a diminuir. Em termos globais a taxa de avarias diminuiu cerca de 25 por cento nos últimos dois anos e nos laptops é hoje de um em cada cinco equipamentos vendidos.



Há três anos atrás números apurados pela consultora Gartner mostravam que a taxa média de avarias rondava os 20 por cento no primeiro ano de vida dos equipamentos, aumentando para os 28 por cento no terceiro ano de vida.



Hoje em dia os valores estão mais baixos e a taxa de equipamentos com problemas no terceiro ano de vida ronda os 20 por cento, mais 5 por cento que a taxa de avarias registada no primeiro ano de utilização dos equipamentos.



Nos equipamentos desktop os problemas são menos comuns com uma taxa de avarias na ordem dos 5 por cento, para o primeiro ano de vida dos equipamentos, e 12 por cento no quarto ano de vida.



Os valores apurados são explicados pela Gartner com a tendência dos utilizadores para adquirirem produtos mais baratos onde o controlo de qualidade é mais reduzido, uma realidade que a consultora afirma estar a mudar, quer do lado dos consumidores, quer do lado das próprias empresas, agora mais empenhadas em diminuírem os custos com reparações efectuadas ainda durante o período de garantia dos equipamentos.



Entre as peças de hardware que dão mais problemas aos utilizadores estão as motherboards e os discos rígidos, com as substituições a aumentarem ao mesmo ritmo que o número de componentes lá incluídas também é alargado.



Outra das áreas propensas a avarias no curto prazo são os ecrãs, embora aqui a Gartner reconheça que tem havido um esforço por parte dos fabricantes no sentido de criar portáteis com "chassis reforçados e melhores ecrãs", explica Leslie Fiering, vice-presidente da Gartner citada na imprensa internacional.



Notícias Relacionadas:

2006-06-23 - Computadores portáteis presentes em mais de um terço dos lares com PC