O novo sensor de movimentos da Xbox 360 já ultrapassou a marca do milhão de unidades vendidas. Os números, fornecidos pela própria Microsoft, contabilizam o número de Kinects comercializados durante os primeiros 10 dias de disponibilização no mercado.

O novo equipamento, que dispensa o recurso aos comandos tradicionais na utilização da consola, reconhecendo os movimentos do corpo do jogador, começou a ser vendido nos Estados Unidos a 4 de Novembro e na Europa no dia 10.

Em Portugal o dispositivo chegou a esgotar nas lojas, segundo informação da Microsoft, que no entanto se escusou a avançar números quanto às unidades disponibilizadas.

Na contabilização geral, a empresa não faz distinção entre os vários "produtos" Kinect no mercado, quando o novo sensor de movimentos pode ser adquirido com o jogo Kinect Adventures, ou em dois bundles com versões diferentes da Xbox 360.

Mediante as vendas registadas, e uma vez que o sistema começa esta semana a chegar ao mercado asiático, a Microsoft decidiu aumentar as previsões feitas para o final do ano, de três milhões para cinco milhões de unidades.

Sistema polémico?

Os números de venda do Kinect são revelados na mesma altura em que surgem preocupações quanto à possibilidade de o sistema poder vir a utilizar a informação recolhida - neste caso o reconhecimento facial - para fins comerciais.

As acusações levantadas obrigaram a gigante da informática a vir a público garantir que "nunca irá usar as câmaras para violar a privacidade dos seus clientes". É no entanto um facto que a tecnologia do Kinect permite, por exemplo, saber quem se encontra em casa.