A versão experimental do Windows 10 está disponível desde o dia 1 de outubro. Desde então um milhão de utilizadores já se inscreveram no programa de acesso à Technical Preview do novo sistema operativo, não sendo certo no entanto quantas pessoas já instalaram o Windows 10.



Apesar de não revelar esse número, em comunicado a Microsoft revela outros dados que ajudam a perceber um pouco como estão a ser os primeiros tempos de vida do futuro Windows. A maioria dos utilizadores, 64% para ser exato, está a experimentar o Windows 10 através de uma instalação tradicional num computador.



Os restantes 36% estão a aceder ao OS através de máquina virtual – o método escolhido pelo TeK para o primeiro contacto com o Windows 10.



A Microsoft diz que estes valores são importantes pois ajudam a perceber que existem muitos utilizadores que estão a passar bastante tempo com o novo Windows, em vez de o usarem de vez em quando num ambiente Virtual Machine (VM).



Outros valores: 5% dos utilizadores da Technical Preview estão a usar 68 aplicações por dia, em média, 25% estão a usar cerca de 26 apps por dia, enquanto 68% estão a usar em média sete aplicações diariamente.



Graças ao envolvimento significativo dos utilizadores a Microsoft já recebeu cerca de 200 mil críticas – positivas e negativas – ao novo sistema operativo.



A tecnológica de Redmond adiantou ainda que uma nova versão da Technical Preview vai ficar disponível "em breve", pelo que possivelmente será possível aceder a novas funcionalidades do Windows 10.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico