Ignorar as atualizações de software pode ser fatal. De acordo com a empresa de segurança informática Duo Security, um quarto dos aparelhos que correm versões do sistema operativo Windows estarão expostos a vários riscos de segurança. Nem todos estão diretamente relacionados com o sistema operativo, mas o que a pesquisa revela é que a falta de atualizações é mais frequente entre quem usa o software da Microsoft. 

A empresa norte-americana, que analisou cerca de dois milhões de dispositivos Windows (computadores, tablets e smartphones) utilizados por empresas, concluiu que cerca de 500.000 dos gadgets analisados apresentavam mais de 700 vulnerabilidades. A falta de atualização de software como o Internet Explorer, Java ou Flash são as mais comuns. Na maior parte dos casos, as falhas de segurança foram identificadas em computadores que ainda operam o Windows XP. 

Do universo de dispositivos estudados, a Duo Security concluiu que 25% estaria a utilizar uma versão desatualizada do browser da Microsoft, 72% tinha uma versão antiga do Java e 60% ainda utilizava versões antigas do Flash. Por outro lado, o estudo revela que as empresas que utilizam computadores Apple apresentam uma maior taxa de atualização do software. 

Quanto aos browsers, a investigação concluiu que é o Chrome o que se faz atualizar com mais eficiência - 82% dos seus utilizadores tem a última versão instalada. Este valor contrasta com 58% nos utilizadores do Internet Explorer/Microsoft Edge e 66% nos utilizadores do Firefox.

A boa notícia, é que a pesquisa também identificou a utilização crescente de sistemas de autenticação de dois fatores, nas máquinas analisadas. A Duo Security conseguiu identificar mais de 2 milhões destas validações com uma frequência diária. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.