Ainda em maio, a Microsoft submeteu uma nova patente para uma tecnologia que parece ter saído de um filme de ficção científica. A patente, submetida junto do U.S. Patent and Trademark Office (USPTO), tornou-se pública recentemente e mostra o que pode ser descrito como uma mochila inteligente capaz de ajudar os utilizadores a identificar objetos à sua volta, de responder a perguntas e de aceder a informação na Cloud.

De acordo com a informação presente na patente, a mochila, vista pela empresa como uma evolução no conceito de wearables com assistentes digitais capazes de realizar uma variedade de tarefas, integra uma câmara, altifalantes e um microfone, além de um processador, espaço de armazenamento de dados e uma interface de rede.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Integrados na mochila estão também sensores biométricos e de pressão, um GPS, barómetro e bússola, assim como um ecrã que permite visualizar informação.

A Microsoft detalha que a mochila seria capaz de responder a comandos de voz dos utilizadores. Estes comandos podem incluir referências a objetos no espaço onde se encontra. Neste caso, os sensores seriam utilizados, em combinação com inteligência artificial, para identificar o objeto em questão, com um assistente digital a dar resposta ao pedido.

Na prática, a mochila poderia, por exemplo, dar indicações sobre qual seria o percurso mais adequado para seguir. Seria possível também pedir ao assistente digital para criar lembretes de eventos ou então para verificar o preço de um determinado produto.

Konnect-i: as novas mochilas inteligentes da Samsonite controlam o smartphone através de toques
Konnect-i: as novas mochilas inteligentes da Samsonite controlam o smartphone através de toques
Ver artigo

Para já, não é certo se a Microsoft pretende mesmo avançar com o desenvolvimento deste equipamento. Recorde-se que nem tudo o que surge em patentes submetidas pelas tecnológicas acaba por ver a luz do dia.

No entanto, existem já alguns exemplos de mochilas inteligentes, se bem que não no mesmo nível de “inteligência” prometido pela patente da Microsoft. Veja-se por exemplo as Konnect-i, desenvolvidas pela Samsonite e que recorrem à tecnologia Jacquard da Google.

Clique nas imagens para recordar as mochilas Konnect-i