A União Europeia está alegadamente a desenvolver um sistema de controlo remoto automóvel que vai permitir "desligar" os carros em situações de emergência, como roubo ou perseguições policiais. O sistema seria integrado em todos os veículos de todas as marcas e estaria ao encargo das forças de segurança de cada país.

O bloqueio remoto de automóveis faz parte de um plano mais vasto de novas medidas de segurança e vigilância que a UE pode vir a implementar, chamado de Enlets. De acordo com o The Telegraph, que baseia as informações num documento confidencial de uma reunião secreta onde participaram representantes das forças policiais europeias, tudo será controlado a partir de uma central de controlo existente em cada país.

"O projeto vai trabalhar com base numa solução tecnológica que pode ser construída como um standard para todos os carros que entrem no mercado europeu". Esta será uma das descrições do projeto que consta no documento confidencial e segundo o qual o sistema deverá começar a ser implementado em todos os novos carros comercializados no final da década na EU.

O dito sistema ainda não foi desenvolvido, mas já existem várias fabricantes que produzem carros com tecnologia semelhante - caso da General Motors, como cita o The Verge. O bloqueio tanto pode vir a ser feito diretamente no motor, como no acesso ao combustível, como ao nível da ignição.

Mas de acordo com o jornal britânico, são muitas as preocupações relacionadas com este novo projeto de segurança. A liberdade e privacidade dos condutores fica em causa, além do que seria preciso desenvolver um sistema não perigoso - por exemplo, bloquear um motor durante uma fuga de alta velocidade vai resultar, ao que tudo indica, num grave acidente.

Outra questão que está a ser levantada é se, por exemplo, o sistema de bloqueio "cair nas mãos erradas", como através de um ataque ao centro de controlo.

O Enlets terá já recebido mais de 500 mil euros para que se estudem hipóteses tecnológicas que possam aumentar a segurança das pessoas e que ajudem no combate ao crime. No segmento automóvel outro sistema que pode conhecer evoluções nos próximos anos é o do reconhecimento de matrículas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico