
A Universidade de Quioto, no Japão, perdeu 77TB de dados de investigações por conta de um erro no sistema de backup do seu supercomputador Hewlett-Packard. O incidente, que eliminou 34 milhões de ficheiros de 14 grupos de investigação diferentes, ocorreu entre o passado dia 14 e 16 de dezembro. Uma análise concluiu que não é possível restaurar qualquer uma das peças eliminadas.
O processo de backup de dados foi suspenso para prevenir novas perdas e está a desenhar um novo sistema que deverá ser implementado em janeiro de 2022.
Não se sabe que tipo de trabalho é que foi perdido, mas importa sublinhar que as investigações conduzidas com recurso a supercomputadores são altamente dispendiosas, chegando a custar centenas de euros por hora.
A Universidade de Quioto é uma das instituições científicas mais importantes do Japão e a segunda maior beneficiária de apoios públicos à investigação. A universidade destaca-se nos campos da química, biologia, farmacologia, imunologia, física, entre outros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários