A Universidade de Amesterdão e a Delft University of Technology anunciaram em parceria o lançamento da quarta versão da rede de partilha de vídeo apoiada por tecnologia peer-to-peer - a Tribler - no próximo dia 23 de Maio.




A criação do canal teve início no ano passado e envolveu a colaboração de vários investigadores de diversas universidades. No desenvolvimento da rede foram tidos em conta aspectos como a usabilidade da plataforma, uma característica aprofundada com base no feedback dos internautas, e a utilização de software de código-aberto.




Esta plataforma permite que "todas as pessoas que assistam a um vídeo via Tribler trabalhem em conjunto para a sua distribuição", dizem as universidades em comunicado. Esta partilha será fundamental também para os produtores de vídeo que "vêem os custos de divulgação reduzidos".




Resta salientar que o Tribler surge no âmbito do programa I-Share, uma iniciativa financiada pelo governo holandês que apoia o desenvolvimento de redes peer-to-peer.




As duas universidades estão a trabalhar para a disponibilização da plataforma tanto na Holanda como fora do país. Em comunicado as instituições explicam que tanto a BBC como a Netherlands Public Broadcasting estarão presentes no evento de lançamento do Tribler. Ambas as companhias vão partilhar a sua visão acerca da televisão digital na Internet e o papel que o Tribler terá no desenrolar do processo.




Notícias Relacionadas:

2006-03-26 - Redes peer-to-peer não são as principais responsáveis pela quebra nas vendas de música