A Universidade de Amesterdão e a Delft University of Technology anunciaram em parceria o lançamento da quarta versão da rede de partilha de vídeo apoiada por tecnologia peer-to-peer - a Tribler - no próximo dia 23 de Maio.
A criação do canal teve início no ano passado e envolveu a colaboração de vários investigadores de diversas universidades. No desenvolvimento da rede foram tidos em conta aspectos como a usabilidade da plataforma, uma característica aprofundada com base no feedback dos internautas, e a utilização de software de código-aberto.
Esta plataforma permite que "todas as pessoas que assistam a um vídeo via Tribler trabalhem em conjunto para a sua distribuição", dizem as universidades em comunicado. Esta partilha será fundamental também para os produtores de vídeo que "vêem os custos de divulgação reduzidos".
Resta salientar que o Tribler surge no âmbito do programa I-Share, uma iniciativa financiada pelo governo holandês que apoia o desenvolvimento de redes peer-to-peer.
As duas universidades estão a trabalhar para a disponibilização da plataforma tanto na Holanda como fora do país. Em comunicado as instituições explicam que tanto a BBC como a Netherlands Public Broadcasting estarão presentes no evento de lançamento do Tribler. Ambas as companhias vão partilhar a sua visão acerca da televisão digital na Internet e o papel que o Tribler terá no desenrolar do processo.
Notícias Relacionadas:
2006-03-26 - Redes peer-to-peer não são as principais responsáveis pela quebra nas vendas de música
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários