Vai chegar a Portugal o primeiro veículo elétrico de passageiros da Biliti Electric. A empresa assume-se como a primeira do mundo a produzir veículos elétricos de três rodas com sistema de baterias amovíveis e substituíveis. Até aqui, a empresa focou-se em veículos desenhados para a gestão de resíduos sólidos e na distribuição de última milha, mas o novo Urban ET (Electric Trike) é uma estreia focado em passageiros.

O veículo utiliza a tecnologia Smart Swapp criada pela empresa, permitindo trocar de bateria em menos de dois minutos. A funcionalidade evita que o veículo fique imobilizado enquanto carrega. Pode simplesmente trocar rapidamente a bateria e manter a marcha. A Biliti Electric diz que cada bateria tem autonomia para mais de 70 quilómetros, podendo ser carregadas em três horas. E pode carregar a bateria tanto no veículo, como à parte.

Veja na galeria imagens do Biliti Electric:

As Juntas de Freguesia têm sido clientes Biliti Electric, sobretudo nas versões de gestão de resíduos sólidos, desde que a marca chegou a Portugal no final de 2021. A Junta de Freguesia de Campo de Ourique adquiriu recentemente quatro destes modelos, conhecidos como Biliti Taskman.

E as cadeias de supermercado, que fazem entregas urbanas, optam pelas versões de distribuição. Já a nova versão de passageiros tem uma velocidade máxima limitada a 45 km/h. O veículo foi otimizado como transporte de passageiros urbano, incluindo perfis de potência adaptados a cidades, como Lisboa, que inclui trajetos planos e acidentados, não fosse a “cidade das sete colinas”.

Urban ET (Electric Trike)

O Biliti Urban ET chega ao mercado durante novembro, para já em Lisboa, com um preço de lançamento de 7.999 euros mais IVA, que inclui o veículo e uma bateria. O preço de campanha é válido para as primeiras 100 encomendas. É possível adquirir baterias adicionais com 7 mWh de capacidade por 2.400 euros mais IVA. Os potenciais interessados em adquirir o veículo podem realizar um test drive ao veículo.

Raja Gayam, o CEO da Biliti Electric, afirma que os veículos de mercadoria da marca já foram adotados por grandes cadeias de retalho internacionais, como a IKEA, Amazon e Walmart. Os baixos custos de aquisição, operação e manutenção têm sido razões do seu sucesso. E agora a empresa espera servir as empresas do sector do turismo com a nova versão para passageiros.

A empresa diz que Portugal continua a ser o centro da estratégia de expansão da Biliti Electric, empresa presente em 12 países. Portugal serve como ponto de entrada à distribuição na Europa. Em Lisboa, a empresa tem instalações próprias, onde é feita a manutenção do veículo, assim como a prestação dos serviços aos seus clientes.