A Sony está a estudar a hipótese de vir a dar incentivos aos utilizadores da PS3 para integram um projecto de grid computing com fins médicos. A proposta foi colocada à empresa japonesa pela indústria e visa tirar partido da capacidade de processamento da versão 3 da consola, para acelerar a realização de cálculos aplicados à investigação de doenças.



A PlayStation 3, que já foi comprada por 6 milhões de utilizadores em todo o mundo, é suportada no processador Cell da IBM que a torna 30 vezes mais potente do que um PC médio. Se os utilizadores concordarem em manter o equipamento sempre ligado, a sua capacidade de processamento pode ser aplicada a outros fins que não os jogos.



Sendo um projecto comercial, a Sony receberá por ele, da mesma forma que os utilizadores também serão compensados pela cooperação. Para já, a empresa ainda não decidiu se aceita o desafio. Garante que primeiro irá tentar perceber a disponibilidade dos clientes para a iniciativa e só depois tomar uma decisão.



A utilização da capacidade de processamento dos utilizadores de Internet para fins de pesquisa é uma prática relativamente comum que tem permitido o avanço mais rápido de alguns projectos de investigação. Um dos exemplos bem sucedidos é o Folding@home. Este projecto da Universidade de Standford está a usar a capacidade de processamento dos utilizadores de Internet residenciais para acelerar a investigação em áreas como o cancro, o Alzheimer ou o Parkinson.



O projecto, onde como o nome indica os utilizadores participam sem qualquer recompensa, terá aliás servido de inspiração à proposta que a Sony recebeu da indústria, depois de se constatar que entre os voluntários está um número significativo de utilizadores da PS3.



Caso a Sony decida apoiar a criação de uma rede de computação comercial suportada na terceira geração das suas máquinas de jogos, os utilizadores terão apenas de descarregar algum software para poderem participar. Em troca deverão receber descontos na aquisição da PS3 e em acessórios para o equipamento.



Notícias Relacionadas:

2007-03-29 - PS3 bate recorde na Europa com 600 mil consolas vendidas no fim-de-semana