A Microsoft abriu as ‘portas’ para a jogabilidade entre diferentes sistemas de jogo. A tecnológica norte-americana vai permitir que os estúdios optem por permitir que os seus jogadores possam desafiar jogadores da PlayStation 4 e de outros sistemas operativos para computadores como o Linux.

A própria Microsoft vai garantir que os utilizadores da Xbox One e de computadores Windows 10 possam defrontar-se através do sistema Xbox Live. Mas a abertura para jogar com outras consolas através da Internet é que acaba por marcar o anúncio.

“Claro que depende dos programadores de jogos suportar esta funcionalidade e os jogadores do Xbox Live vão ter sempre a opção de jogar com outros jogadores Xbox Live”, disse o diretor da iniciativa ID@Xbox, Chris Charla, em comunicado.

Por outras palavras: a Microsoft já fez a sua parte, resta aos estúdios e às empresas dos ecossistemas concorrentes aderirem ou não a este novo modelo de jogo.

Chris Charla confirmou ainda que o jogo Rocket League, uma das grandes surpresas de 2015, será um dos primeiros a tirar partido da jogabilidade multiplataforma.

Recorda-se que a Xbox One recebeu uma grande reconfiguração em 2015 depois de ter adotado o Windows 10 como sistema operativo.