Os serviços de Instant Messaging da MSN e da America Online estão a ser bombardeados com mensagens que dissimulam um ataque, que se concretiza com a instalação de um cavalo de tróia, que desencadeia a instalação de um vírus, que por sua vez explora as vulnerabilidades do PC infectado.



O utilizador recebe uma mensagem que parece ter sido enviada por um membro da sua lista de amigos e que contém um link para um website, que, uma vez acedido, instala no PC do utilizador uma cópia do cavalo de Tróia Kirvo. Por sua vez, este código está programado para instalar o vírus Spybot que explora as vulnerabilidades do sistema infectado, avança a Symantec.



Dada a forma de actuar dos dois códigos maliciosos, a empresa de segurança pensa que o Kirvo terá sido desenvolvido para assistir o SpyBot, tornando mais rápida a sua propagação e aumentando o número de computadores zoombie, detalha a empresa de segurança.



A Symantec e outras empresas de segurança avançaram com o alerta por considerarem que este é um dos vírus mais poderosos detectados ao longo deste ano. Segundo a McAfee a sua actividade, a par com a do kirvo, aumentou 300 por cento entre o primeiro e o segundo trimestre do ano.



Numa análise realizada durante o primeiro trimestre deste ano a Trend Micro verificava que três das seis epidemias documentadas tinham sido geradas por uma sub-espécie de worms que se propaga através de aplicações de mensagens instantâneas. Dois destes worms IM inseriam worms robot nos sistemas infectados.



A empresa de segurança explicava o crescimento deste tipo de ameaças com a disponibilização pública dos seus códigos de origem, o que facilita a reedição de novas versões.



Um outro estudo, baseado em dados do mesmo período reportava a existência de 40 worms desenhados para IM no período e sublinhava que em cada oito worms criados para sistemas de mensagens instantâneas, sete atacam o MSN da Microsoft.



Notícias Relacionadas:

2005-04-20 - Estudo indica que criadores de vírus centram atenções em sistemas de IM

2005-04-04 - Número de vírus destinado a aplicações de IM e telemóveis continua a crescer

2005-03-08 - MSN Messenger na mira de dois novos worms