A Dell enfrenta um processo judicial no Canadá, interposto por um grupo de utilizadores que acusam a fabricante de vender computadores defeituosos, mesmo tendo conhecimento dos problemas técnicos das máquinas.



Os lesados afirmam que os modelos Inspiron 1100, 1150, 5100, 5150 e 5160 possuem um defeito de fabrico que leva ao aquecimento excessivo da máquina e a falhas na motherboard, causadas pela refrigeração deficiente. Na sua maioria os casos acontecem logo após o prazo de garantia de 12 meses expirar.



Apesar da Dell não se manifestar publicamente acerca do caso, a Associated Press adianta que os utilizadores pretendem que a fabricante repare ou substitua, gratuitamente, as máquinas como forma de indemnização pelos danos causados.



Tal como no Canadá, a Dell enfrenta um caso semelhante nos Estados Unidos, referente ao modelo 5150.



No verão do ano passado, a Dell viu o seu nome envolvido em diversos casos de avaria de computadores por aquecimento excessivo. Nessa altura tratava-se de um defeito de fabrico externo à empresa, já que o sobreaquecimento estava relacionado curto-circuito interno nas baterias de lítio utilizadas, fabricadas pela Sony, que afectou outros fabricantes.

Notícias Relacionadas:

2006-08-16 - Risco de explosão leva Dell a retirar 4,1 milhões de baterias do mercado