A Microsoft acaba de aprovar uma nova forma de operar o Windows 11 em Macs com processadores ARM. Num novo artigo, a empresa confirma que autorizou a utilização do Parallels Desktop 18 para correr as versões ARM do Windows 11 Pro e do Windows 11 Enterprise, tanto em Macs com chips M1, como nos que têm chips M2.
Existem, contudo, algumas limitações. Nestes casos, não é possível lançar aplicações ARM de 32 bits; operar aparelhos sem que tenha as drivers ARM do Windows 11 correspondentes; usar software que dependa de uma segunda camada de virtualização, como apps Android, o próprio Linux ou o Windows Sandbox; jogar jogos e instalar aplicações que requeiram DirectX 12 ou o OpenGL 3.3.
Desde 2021 que é possível operar o Windows 11 através do Parallels, em Macs ARM. A solução não era, no entanto, oficial, pelo que carecia de suporte da marca. A oficialização do sistema também facilita o processo de download e arranque, através do Parallels Desktop 18.
Esta é uma solução que dificilmente satisfará quem procura soluções de suporte nativo, como já aconteceu anteriormente com Macs Intel. Note que será impossível obter o nível de performance e compatibilidade que obtém num PC construído para correr Windows ARM, mas é provavelmente o mais perto que teremos de uma verdadeira colaboração entre Apple e Microsoft, neste capítulo. Caso procure apenas utilizar uma app de produtividade do Windows no seu Mac ARM, o mais provável é que esta via o permita fazê-lo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários