A Sony acaba de entrar no mercado dos portáteis ultra-leves com o lançamento do Vaio P Series Lifestyle PC, um computador com pouco mais de 600 gramas que custa aproximadamente 660 euros.

No que se refere às capacidades técnicas, o Vaio P Series Lifestyle PC inclui um processador Atom Z520 de 1.33GHz, memória RAM de 2GB e um disco rígido de 60GB - embora a Sony ofereça ainda a possibilidade de 128GB em SSD como upgrade -, um ecrã pequeno de oito polegadas, ligação 3G, WiFi e bluetooth, bateria com autonomia de até oito horas, webcam, GPS e uma resolução de 1600 por 768 pixels.

O netbook da Sony tem pré-instalado o sistema operativo Windows Vista embora, segundo a empresa, conte com um modo de arranque especial que permite aceder ao conteúdo multimédia sem necessidade de iniciar todo o sistema.

O equipamento foi apresentado ontem na CES e colocado hoje no mercado. Inicialmente o portátil seria apenas disponibilizado no Japão, seguindo progressivamente para outros mercados, embora no site norte-americano da marca já seja possível adquirir o computador.