A consola portátil Steam Deck foi um grande sucesso para a Valve, oferecendo aos jogadores uma experiência portátil, semelhante à Nintendo Switch, mas em ecossistema de PC, mais concretamente a plataforma digital Steam. Com mais de dois anos no mercado e certamente a pensar na sucessora, a Valve lançou agora um programa de venda de Steam Decks recondicionados certificados.

A venda de consolas usadas conta com cerca de 20% de desconto e os três modelos estão disponíveis. Pode adquirir a versão de 64 GB por 339 euros, a de 256 GB por 439 euros e a versão topo de gama, com 512 GB por 539 euros diretamente da loja do Steam.

Veja na galeria imagens do Steam Deck a ser desmanchado

A Valve diz que cada unidade recondicionada do Steam Deck foi minuciosamente testada, dentro do mesmo padrão de qualidade que as suas consolas novas. Estas passam por uma reposição de fábrica completa, atualização do software e ainda uma análise aos seus componentes com mais de 100 testes, diz a empresa. Os inputs são verificados, o sistema de áudio, ecrã e ainda os componentes internos fazem parte dos testes, assim como o estado da bateria.

A fabricante garante que todas as unidades recondicionadas cumpre e até podem exceder os padrões de desempenho das consolas novas. Apenas deixa o aviso que estas podem ter pequenos defeitos estéticos.

Ao comprar um modelo recondicionado certificado à Valve, os Steam Decks incluem ainda a garantia de um ano semelhante ao modelo novo (no caso de Portugal serão três anos, ao abrigo da lei). A fonte de alimentação igualmente recondicionada e testada. E uma bolsa de transporte e respetivo guia de configuração rápida.

De recordar que o Steam Deck recebeu uma boa nota de 7 em 10 no iFixit pela sua boa reparabilidade. A especialista de reparações é também parceira oficial de reparação, fornecendo as ferramentas necessárias para trocar as peças a consola. A estrutura modelar da consola foi elogiada, apenas deixando a desejar a dificuldade acrescida de retirar e substituir a bateria.