A venda de software aumentou 3,6% em 2012 mas o valor mostra que o crescimento caiu para metade em comparação com os resultados registados em 2011 e 2010. Os programas de Big Data e Analytics foram dois segmentos que ajudaram o mercado a manter o crescimento.

Os dados são apresentados no Worldwide Semiannual Software Tracker da IDC, consultora que classifica a quebra nas vendas como o início de um período onde o crescimento vai ser mais "conservador".

Para o vice-presidente da IDC para a área de software e serviços, Henry Morris, os programas ligados à área da cloud também tiveram um peso importante pois impulsionaram outros segmentos como as infraestruturas de segurança e os sistemas de gestão.

O segmento de Desenvolvimento e Implementação de Aplicações (AD&D) foi o que mais cresceu em 2012 ao registar uma subida de 4,6% nas vendas relativamente ao ano transato. Neste campo foi a Oracle a empresa com maior fatia de mercado ao totalizar 21,6% das vendas, seguida pela IBM e pela Microsoft.

Mas os software que continuam a dominar as vendas são os do segmento Aplicações. Ao serem responsáveis por 49% das vendas registadas em 2012, os sub-segmentos de CRM e Aplicações Colaborativas cresceram 7% ao longo do último ano.

Relativamente às empresas foi a Microsoft quem liderou as vendas de software no ano passado mas em comparação com 2011 perdeu 0,3% da quota de mercado. Com 17,1 pontos percentuais e receitas de 58,45 mil milhões de dólares, os valores são quase duas vezes maiores do que aqueles registados pela IBM e pela Oracle, com 8,5% e 8,1% das vendas totais registadas em 2012.

Da lista das maiores vendedoras mundiais de software constam ainda a SAP e a Symantec, num mercado muito dividido e onde as "outras" empresas representam 59,5% das vendas.

[caption]Venda software IDC2012[/caption]

Como é visível pela tabela as receitas totais em software ultrapassaram os 342 mil milhões de euros, mais 12 mil milhões de euros do que em 2011.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico