Naquilo que parece ser uma resposta aos mais reticentes em ver êxito na sua actuação para o sector dos jogos, a Microsoft anunciava que o número de consolas Xbox vendidas durante o passado mês de Novembro quase duplicou face ao mês anterior. Referindo valores apurados pelo NPD Group, a gigante da informática mencionava ainda uma subida elevada das vendas de software e do kit online Xbox.



Além das 468 mil consolas Xbox vendidas no passado mês de Novembro, o negócio de jogos para a consola da Microsoft também parece estar bem. Em Novembro último, as vendas alcançaram os 2,4 milhões de unidades, com seis títulos a ultrapassarem as 100 mil unidades vendidas durante esse mesmo mês. Já o starter kit para o Xbox Live, o serviço online da consola, vendeu 136 mil unidades.



Todavia, os números da Microsoft esmorecem quando comparados com os da Sony. A fabricante japonesa estima ter vendido mais de um milhão de PlayStation2 nas duas primeiras semanas da época natalícia, indicando igualmente que pretende comercializar 400 mil adaptadores para jogar online com a consola até ao final do ano.



São várias as consultoras e empresas de análise de mercado que prevêem um ano de sucesso para a indústria dos vídeo-jogos, baseando-se nos números das vendas antes do Natal. As vendas de consolas e jogos nos Estados Unidos deverão originar mais de 10 mil milhões de dólares este ano, face aos 9,4 mil milhões do ano passado, de acordo com a NPD. Na Europa, a Screen Digest defende que as vendas anuais de jogos vídeo irão aumentar 23 por cento face aos 5,9 mil milhões de dólares registados no ano passado.



Mas o optimismo é refreado, contudo, pelas previsões dos retalhistas britânicos que afirmam que as vendas não têm aumentado à medida que o Natal se aproxima. O Game Group, por exemplo, citado pela ZDNet UK, considera que as vendas têm sido "desapontantes" durante o mês de Dezembro, estando 4,7 por cento abaixo do registado em período homólogo. De acordo com a empresa, a GameCube da Nintendo tem vendido muito pouco e a Xbox não estava muito melhor. A PS2 lidera o mercado no Reino Unido, indica a Game.



Notícias Relacionadas:

2002-10-29 - XBox em pacote de Natal com jogos Sega a partir de Novembro

2002-06-25 - Concorrência entre consolas provoca crescimento recorde das vendas de jogos vídeo

2002-03-25 - Microsoft afirma que lançamento europeu da Xbox foi um sucesso

2002-02-11 - Venda de consolas e jogos registam valores recorde em 2001 nos EUA