Em todo o mundo foram vendidos 80,3 milhões de computadores entre julho e setembro, o valor trimestral mais baixo desde 2008, mesmo tratando-se do período que integra o regresso às aulas.
A região onde a tendência negativa de vendas se revelou mais acentuada foi a Europa, Médio Oriente e África, onde os dados revelam um recuo de 13,7%, revela a Gartner. A Ásia foi a segunda região mais penalizada pela tendência, com as vendas a caírem 11,2%, enquanto no mercado norte-americano o balanço é positivo, tendo-se registado um crescimento de 3,5%.
A Gartner explica os números com a adoção crescente de tablet PCs, que está a transferir o investimento dos consumidores em novas máquinas para este tipo de equipamentos, uma tendência que beneficia fabricantes como a Apple ou a Samsung, mas penaliza os atores tradicionais do mercado de PCs. Note-se que esta é uma tendência que já marcou os trimestres anteriores.
Por fabricantes, os números revelam que a Lenovo foi a empresa que mais vendeu no período em análise, , garantindo uma quota de 17,6% do mercado e ultrapassando a HP, que também cresceu no período, mas menos que a concorrente asiática.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Uma infestação de zombies, muitas armas e diversão assegurada no Last War:Survival Game -
Site do dia
24me é um assistente pessoal online que quer ir além dos meros “lembretes” -
Montra TeK
7 smartphones modernos e apelativos abaixo dos 250 euros -
How to TEK
Organize os separadores do Chrome criando pastas temáticas
Comentários