O número de unidades de Digital Video Recorders (DVR) vendidas vai crescer cerca de 9,5 milhões no espaço de dois anos, passando de 1,5 milhões de unidades vendidas durante o ano passado, para 11 milhões em 2005, de acordo com os resultados de um estudo recente da In-Stat/MDR.



Apesar de registar uma taxa de satisfação de 83 por cento entre os clientes que possuem gravadores de DVD, o produto continua a ser uma raridade nas salas de estar, afirma a In-Stat/MDR que considera que o crescimento dos DVRs tem sido bem mais lento do que era esperado, embora o marco histórico de um milhão de produtos expedidos tenha sido ultrapassado em 2002.



Os DVRs possuem características vantajosas para o utilizador, como um sistema automatizado para a gravação de programas televisivos, a possibilidade de armazenamento no disco rígido que imprime rapidez ao acesso daquilo que se quer visualizar e ainda permite parar temporariamente as emissões directas. Contudo, a maioria dos consumidores parece ainda não estar familiarizada com o conceito dos DVRs.



A In-Stat/MDR salienta que a maioria das fabricantes de electrónica de consumo continua dedicada aos produtos DVR, estando actualmente a reorganizar as suas estratégias de marketing e de produto. O relatório prevê que o crescimento do mercado vai ser impulsionado pelo facto das fabricantes integrarem capacidades DVR em aparelhos de electrónica de consumo já existentes, como as set-top boxes ou os leitores de DVD.



O estudo destaca também que os EUA irão absorver cerca de 80 por cento das remessas de DVRs em 2003. No entanto, é provável que esta situação sofra um decréscimo até aos 55 por cento em 2007, pois existem outros mercados com potencial para estes gravadores, nomeadamente a Europa e Ásia.



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