O mercado de monitores para computadores fechou o segundo trimestre do ano com vendas acima do esperado, que permitiram um crescimento em número de unidades expedidas na ordem dos 5,9%, face ao mesmo trimestre do ano passado.

Como sublinha a IDC, que apurou os números, este é o terceiro trimestre consecutivo de crescimento, depois de um 2022 e a maior parte de 2023 com vendas em queda. A explicar esta performance do mercado acima dos esperado estará a reposição de stocks, que nos meses anteriores influenciaram um volume de encomendas mais baixo, bem como o aumento da concorrência nos mercados de consumo e de jogos.

Pesará por outro lado, o esforço para evitar o efeito do aumento de custos previstos para os paineis dos ecrãs, que se verificou a partir de abril e que acabou por antecipar muitas vendas. Muitos fornecedores durante o trimestre aceleraram também a transição de paineis com taxas de atualização de 60 Hz para 100 Hz, já que a diferença de custo entre as suas opções se esbateu.

Para os próximos meses, as perspetivas são igualmente animadoras e a previsão de crescimento deste mercado para 2024 é de 4% e em 2025 de 2,3%, para estabilizar num volume de expedições anual entre 132 a 135 milhões de unidades.

Os custos dos paineis e de outros componentes devem manter-se estáveis e a migração para o Windows 11 deve continuar a impulsionar a venda de novos equipamentos. Espera-se, aliás, que esse impacto se verifique não só durante o resto deste ano, como ao longo do próximo, embora abaixo das primeiras estimativas da IDC. A consultora reduziu a estimativa de vendas de monitores para o segmento empresarial em 2024 (de 3,1% para 2,8%).

“Os monitores para empresas têm, historicamente, ocupado a maior parte do mercado, mas vários fatores levaram a que o seu crescimento fosse mais lento do que o do mercado de consumo nos últimos tempos”, explica Jay Chou, responsável pela pesquisa.

“Uma propensão moderada para os gastos com dispositivos no segmento, juntamente com uma mudança para o hot-desking e espaços de escritório mais apertados, são fatores que contribuíram para que as unidades de consumo ultrapassassem as empresariais pela primeira vez no segundo trimestre de 2024”. O crescimento continuado da tendência para usar monitores ultra-largos e ecrãs maiores também reduzem a necessidade de configurações com vários monitores, que como se destaca foi prática de muitas empresas ao longo de anos.

Em 2025 outros fatores que vão contribuir para o crescimento das vendas de monitores serão o lançamento de novos modelos com taxas de refrescamento mais rápidas, preços mais baixos nos modelos de ecrã maiores e a manutenção de um nível de procura forte na área do gaming.

Ainda no que se refere ao período entre abril e junho, as vendas de monitores para computadores excederam as previsões em todos os mercados, com exceção da China e do Canadá. Os monitores para PCs de gaming são um dos segmentos que mais tem crescido e representou 20% das vendas no segundo trimestre do ano, a quota mais alta desde que a IDC começou a analisar o mercado, em 2016. A descida de preços ajudou a impulsionar as vendas.