As vendas mundiais de computadores baixaram 3,1 por cento durante o segundo trimestre face a idêntico período de 2008, totalizando 66 milhões de unidades comercializadas.

As "contas" são da IDC e acabaram por surpreender positivamente a consultora, que previa uma quebra de 6,3 por cento. Este é o segundo trimestre consecutivo em que as vendas caem menos que o esperado.

A queda resulta principalmente da contenção por parte das empresas, que restringiram a compra de novos equipamentos, aponta a IDC. Por sua vez, o forte interesse pelos dispositivos portáteis - netbooks e notebooks - ajudou a atenuar os efeitos da recessão.

A Hewlett-Packard (HP) foi a fabricante que mais computadores vendeu no mundo, comercializando um total de 13,1 milhões de unidades, num crescimento de 3,6 por cento em relação ao segundo trimestre de 2008. A quota de mercado está nos 18,5 por cento.

A Dell ocupou a segunda posição, vendendo 9,1 milhões de PC, numa queda de 17,1 por cento num ano, deixando a fabricante com 13,7% de participação no mercado.

Na terceira posição ficou a Acer, com uma subida nas vendas de 23,7 por cento e uma participação de 12,7 por cento, e em quarto lugar a Lenovo, com 2,9 por cento de aumento. A quinta posição pertence à Toshiba, que registou um crescimento de 10,6 por cento.