Segundo um estudo avançado ontem pela IDC, as vendas mundiais de PCs chegaram aos 38,4 milhões de dólares - crescendo 15,7 por cento no terceiro trimestre de 2003 em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os dados da consultora, estes resultados foram fortemente influenciadas pelas vendas de notebooks.

As maiores taxas de crescimento verificaram-se nos EUA e na Europa, com taxas de crescimento de 16,1 e 17,5 por cento respectivamente - que acabaram por superar as expectativas - as quais fizeram arrastar os restantes mercados mundiais para um crescimento. Quanto à Ásia, registou um acréscimo de 10 por cento no mesmo período, ficando em linha com as previsões apontadas.

Em termos de marcas, a liderança continua a pertencer à Dell com uma quota de mercado de 17,4 por cento, seguida de perto pela HP com um share de 17,1 por cento. O terceiro lugar é ocupado pela IBM com 5,9 por cento de quota de mercado.

Para Loren Loverde, director da IDC responsável por este estudo, o mesmo confirma que "continuamos a assistir a um crescimento fenomenal dos portáteis". Para Loverde, isso é explicado por os "consumidores em particular terem reagido positivamente aos preços baixos e às funcionalidades wireless". Por isso mesmo, "embora os gastos ainda sejam cautelosos, este segmento está a fazer alguns progressos".

"Ajudada por uma recuperação económica modesta mas sustentada na maioria das regiões, uma base fiel de clientes e boas funcionalidades e oportunidades de negócios, o mercado mundial de PCs finalmente começa a sentir o impulso por que todos estavam à espera", considerou Roger Kay, vice-presidente da IDC na área de Computação para Clientes.

Notícias Relacionadas:

2003-03-14 - IDC reduz previsões de vendas de PCs para 2003
2002-07-22 - Vendas mundiais de PCs baixam pela quinta vez consecutiva