As vendas de PC na Europa, durante o segundo trimestre do ano, caíram 2,4% para os 13,6 milhões de unidades, divulgou a Gartner. Na liderança do mercado mantém-se a HP, com uma quota de 20%, mesmo perdendo terreno para a concorrência (2,5%). Segue-se a Acer que ocupa a segunda posição, com 17,3%. O terceiro lugar de vendas na Europa pertence à Asus (10,7%), que rouba o lugar à Dell, que há um ano atrás fechava o top 3.



No período entre abril e junho a fabricante norte-americana não conseguiu ir além de 1,18 milhões de unidades vendidas, o que lhe garantiu apenas 9,8% do mercado europeu, região que tem um peso de 16% nas contas mundiais de vendas de PCs.



A consultora sublinha que durante o período em análise, as vendas de computadores de secretária recuaram 12,8%, enquanto as vendas de dispositivos portáteis cresceram 4%.



Há também uma diferença de tendências a registar entre o mercado de consumo e o mercado empresarial. No primeiro as vendas tiveram um ligeiro avanço de 0,4%, enquanto no mercado empresarial caíram 5,3% no mesmo período.



Os dados agora divulgados pela Gartner são finais. Em julho a empresa já tinha avançado com dados preliminares para as vendas mundiais de PCs durante o segundo trimestre do ano.



A informação disponibilizada nessa altura revelava que em todo o mundo tinham sido vendidos entre abril e junho 87,4 milhões de PCs, menos 0,1% que em igual período do ano passado. HP, Lenovo e Acer foram os três fabricantes que mais venderam no período.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira