Portugal vai iniciar o processo de transferência da tecnologia de produção dos Magalhães para a Venezuela, onde a montagem dos computadores passará a ser feita localmente dentro de alguns meses.



A informação foi avançada por João Pinto Sousa, responsável da Youtsu, o consórcio formado pela Prológica e pela JP Sá Couto, que produzem os portáteis Magalhães, em declarações à agência Lusa.



Até agora o Governo da Venezuela soma 875 mil Magalhães e aguarda mais 550 mil, produzidos em Portugal mas num novo acordo agora estabelecido, está também protocolado o fornecimento de 20 mil computadores em kit para começarem a ser montados naquele país.



João Pinto Sousa afirmou que a nova entrega de portáteis terá lugar no prazo de seis meses e durante esse tempo vai decorrer também a transferência de tecnologia, num processo que será um pouco mais demoroso. "Já começamos a dar o primeiro passo para a transferência de tecnologia de modo a que o povo da Venezuela tenha capacidade para começar a montar os seus próprios computadores", disse à saída da assinatura de uma extensão dos acordos com a Venezuela, no âmbito da 5. reunião da Comissão Mista de Acompanhamento Bilateral que decorreu em Caracas.



Para o responsável, Portugal criou um projecto "que neste momento é exemplo a nível mundial" e que o Governo venezuelano teve a visão de aproveitar e de desenvolver, e que já soma outros seguidores na América do Sul. "A produção de conteúdos neste momento é uma realidade na Venezuela, cresceu bastante no último ano e é claramente um exemplo a seguir, porque estão a produzir conteúdos não só para a Venezuela, mas que podem ser reaproveitados ou reutilizados".



A Venezuela ocupa o 1º lugar no ranking das exportações portuguesas do Magalhães, sublinhou. O responsável explicou que há projectos que estão a arrancar agora com bastante força, nomeadamente em países como o Brasil e a Argentina, que dada a sua "dimensão têm uma expressão muito significativa". Há projectos semelhantes em São Vicente e Granadinas, Uruguai, Bolívia e Equador.






A Youtsu está a participar actualmente em vários concursos na América do Sul, África e Europa. Recentemente assegurou a produção de 500 mil computadores para a Argentina.