A Document Foundation anunciou a disponibilização para download da versão final do LibreOffice 3.5, apresentada como a terceira maior release "da melhor suite de produtividade gratuita de sempre".

A versão 3.5 do software baseado no código do OpenOffice inclui novas funcionalidades e uma série de melhorias ao nível do desempenho, fruto da estratégia de desenvolvimento adotada a partir de setembro de 2010, altura em que a
Sun foi adquirida pela Oracle, refere-se num post colocado no blog da fundação.

As novidades passam, por exemplo, pela inclusão de um corretor gramatical, uma janela interativa para a contagem de carateres atualizada em tempo real e um novo interface de utilizador para cabeçalhos e rodapés.

O LibreOffice 3.5 oferece também um filtro de importação de documentos do Microsoft Visio e PostgreSQL nativo integrado, entre outras funcionalidades adicionadas.

Pela primeira vez na história do LibreOffice, a suite de produtividade vai contar com um sistema de avisos que informarão os utilizadores sempre que uma nova versão do software esteja disponível.

A Document Foundation convida os "power users" a fazer o download e a instalar a nova versão 3.5, aconselhando aos utilizadores "mais conservadores" a manterem a release 3.4 "por agora".

Os utilizadores empresariais, por sua vez, deverão usar o LibreOffice "com a ajuda de uma empresa que possa prestar assistência na migração, na formação de utilizaores finais e no apoio e manutenção", pode ler-se online.

As novas características e melhorias introduzidas são explicadas pela fundação numa infografia que mostramos abaixo.

[caption][/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé

Nota de redação: Foi retirado um parágrafo repetido, tal como apontado por um dos nossos leitores.