A Microsoft vai esperar até ao último dia do mês de fevereiro para mostrar - e eventualmente disponibilizar - aquela que será a primeira versão (de testes) pública da próxima versão do seu sistema operativo, o Windows 8.



A indicação do mês de fevereiro já tinha sido dada pela Microsoft como altura para lançar uma primeira versão pública do produto. O dia confirma-se agora num convite à imprensa para um evento nessa data. Barcelona acolherá a apresentação mundial da plataforma, em dias de Mobile World Congress. A maior feira mundial de telecomunicações realiza-se este ano entre os dias 27 de fevereiro e 1 de março e o evento da Microsoft terá lugar a 29 de fevereiro.



De acordo com a informação disponibiliza pelos meios que já receberam o convite, o evento - com duração prevista de duas horas - servirá para apresentar a primeira preview para consumidores do Windows 8. Não são fornecidos detalhes relativamente ao lançamento efetivo da versão que será mostrada.



Recorde-se que uma versão de testes do Windows 8 já está a ser usada por programadores. O utilizador final só poderá experimentar o produto com a primeira beta pública. À versão de testes, aberta a quem a quiser experimentar, seguir-se-á uma versão final que ainda não tem data oficial de lançamento. Deverá acontecer no final do ano.



O Windows 8 introduz um conceito diferente no sistema operativo da Microsoft, adaptando-o a vários ecrãs. O mesmo produto encaixa tanto no ecrã de um desktop, como de um tablet, promete a Microsoft.



Para fevereiro, está também prometido o lançamento da loja de aplicações que dará suporte à nova versão do sistema operativo e que deverá ser disponibilizada em simultâneo com a versão de testes do Windows 8.



A loja foi desenhada para uma oferta à medida do interface Metro, que o Windows 8 vai estrear.



Como a própria Microsoft já admitiu, 2012 será um ano forte em termos de lançamentos. Além do Windows 8, a empresa lança também este ano uma nova versão do Office. A beta pública da suite ficará disponível no verão.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira