Há semanas a Microsoft tinha confirmado o fim de agosto como data previsível para a conclusão desta versão RTM (Release to Manufacture), uma versão quase final do software que segue para os OEMs - fabricantes e empresas que montam os equipamentos.



Com esta versão prévia do produto, os fabricantes podem começar a testar o software nos seus equipamentos, afinando as questões necessárias para que à data do lançamento oficial possam já comercializar máquinas com a release mais atual do sistema operativo.



A data inicialmente prevista pela empresa para avançar com este passo cumpre-se e mantém-se também a data prevista para o lançamento da versão final do software, agendada para 17 de outubro, nos Estados Unidos, e com chegada às lojas no dia seguinte, 18 de outubro.



O Windows 8.1 marcará mais uma viragem na estratégia de distribuição de produtos da Microsoft que, até à data, fazia as grandes atualizações ao sistema operativo através de pacotes - Service Pack.



O Windows 8 estreia esta nova fórmula para a renovação do sistema operativo que, neste caso, vai servir para introduzir melhorias de segurança, mas também várias novidades ao nível da usabilidade, ou mesmo em termos de funcionalidades, como revela um tímido regresso do menu Iniciar.



A primeira grande atualização ao Windows 8 foi anunciada cerca de sete meses após o lançamento desta versão do sistema operativo e encarada como uma tentativa da Microsoft para trazer mais utilizadores para a versão mais recente do produto. No entanto, a Microsoft assegura que o ritmo de vendas da versão é satisfatório e bateu há meses a marca de 100 milhões de cópias vendias.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico