A Microsoft emitiu um alerta onde assume que foi desenvolvido um código malicioso para explorar uma falha de segurança existente em versões antigas do Excel. Os utilizadores podem ser afectados abrindo um ficheiro deste tipo que lhes chegue num anexo de uma mensagem, ou caso acedam a um site onde contactem com uma folha Excel num dos formatos afectados pela falha.



Todas as versões anteriores à de 2007 são afectadas por esta falha que pode ser explorada no sentido de recolher dados privados do PC do utilizador, como passwords e outra informação de acesso a serviços pessoais.



Os utilizadores com as versões afectadas pela falha podem usar uma ferramenta disponibilizada pela Microsoft que permite verificar todos os ficheiros no formato Excel antes destes serem abertos. Trata-se do Microsoft Office Isolated Conversion Environment.



A Microsoft detalha que são afectadas por esta falha de segurança as versões Office Excel 2003 Service Pack 2, Excel Viewer 2003, Excel 2002, Excel 2000 e Excel 2004 para Mac.



Notícias Relacionadas:

2006-06-21 - Novo exploit tira partido de falha de segurança no Excel