É apresentada esta quinta-feira uma iniciativa portuguesa na área da Inteligência Artificial, destinada ao sector do Turismo. O projecto Normalização de Descrições de Hotéis foi desenvolvido pela ViaTecla no âmbito do Centro de Excelência .NET - uma parceria com a Microsoft e a Universidade de Évora - que aplica algoritmos de Inteligência Artificial às áreas de classificação e machine learning. A investigação teve o apoio do programa Prime (Nitec), promovido pela Agência de Inovação.

A implementação de mecanismos automáticos, baseados em machine learning, permite a segmentação da informação e oferece melhores critérios de pesquisa e resultados direccionados às necessidades dos consumidores de turismo, explica a empresa em comunicado.

Os responsáveis destacam a mais-valia de, nas pesquisas, serem sugeridos produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades específicas do público-alvo. A tecnologia permite, por exemplo, encontrar um hotel com serviços de apoio ao negócio, como salas de reunião ou um business center, para um cliente empresarial e distinguir a apresentação de um SPA, piscina ou outros serviços de lazer, para um cliente em férias.

"O conhecimento obtido através dos algoritmos de machine learning pode ser utilizado na oferta de mais eficazes critérios de pesquisa (…). Pode ainda ter uma apresentação dinâmica das várias ofertas de acordo com o público-alvo", afirma o responsável de I&D da ViaTecla.

O projecto será apresentado, pela primeira vez em Portugal, hoje, 15 de Outubro, no Encontro Português de Inteligência Artificial (EPIA), que decorre em Aveiro desde segunda-feira.