Considerando que o YouTube continua a ser um dos serviços de streaming mais vistos, apenas atrás da Netflix, como registou a Nielsen nos seus indicadores, a Google poderá estar a preparar planos para expandir a sua presença nos televisores. A sua aplicação para smart TVs poderá ser atualizada com novidades interessantes, incluindo aquilo que chama de Modo Mosaico, que permite aos seus subscritores assistirem até quatro canais em simultâneo, dividindo o ecrã.

Este modo poderá ser útil para utilizadores que tendem a assistir mais que um canal em simultâneo durante as live streams. No televisor, em vez de saltitar entre canais poderá simplesmente manter as quatro janelas e provavelmente selecionar uma como ativa e com som. Como aliás muitos operadores de comunicações já oferecem numa aplicação dedicada. A Google não anunciou oficialmente a funcionalidade, mas as novidades terão sido mostradas durante uma apresentação a parceiros de hardware para smart TV onde se discutiam otimizações para o serviço e que o The Protocol teve acesso.

Plataformas de streaming como a Netflix e YouTube passam à frente da TV por cabo nos Estados Unidos
Plataformas de streaming como a Netflix e YouTube passam à frente da TV por cabo nos Estados Unidos
Ver artigo

O website denota que apesar de ter sido apresentado a parceiros de TVs Android, o sistema poderá chegar a televisores não inteligentes e de outras fabricantes. E além dos mosaicos, também as Shorts deverão chegar aos televisores. Estes são os vídeos curtos do YouTube, naquela que é a resposta do YouTube ao Tik Tok. Neste caso, os vídeos seriam otimizados para correr nos grandes ecrãs, dispensando a habitual barra de navegação, facilitando o acesso rápido aos “gostos” e “não gostos”.

Segundo o Protocol, as Shorts do YouTube já são um sucesso nos smartphones, com 30 mil milhões de visualizações diários. A expansão do serviço para os televisores passa por criar o respetivo suporte de raiz para os equipamentos, uma vez que a atual aplicação do YouTube não permite transmitir os vídeos curtos em streaming para a TV. Na imagem partilhada com o website, foi mostrado um vídeo vertical no centro do ecrã, com o seu título, nome da música utilizada no mesmo e acesso rápido aos gostos.

É ainda adiantado que esta é a resposta da Google aos testes que o TikTok tem vindo a fazer nos televisores, rede social que já tem apps dedicadas nos televisores da LG e Samsung.

Por fim, na mesma reunião, a Google terá mostrado aos seus parceiros os planos de integrar os wearables de fitness nas smart TVs, permitindo mesmo aos utilizadores usarem os equipamentos Nest como altifalantes wireless para os televisores.