A inglesa Sophos está alertar para a disseminação de um novo vírus que "rouba" aos cabeçalhos da CNN o subject, conteúdo e nome dos ficheiros anexos da mensagem que o transporta por correio electrónico, tentando, desta forma, enganar os utilizadores de PCs.



O Crowt-A, ou W32/Crowt-A é também suficientemente inteligente para se actualizar de forma contínua de modo a reflectir as alterações que vão sendo introduzidas a primeira página do site da CNN.



Além de se auto-propagar a outras caixas de correio, o novo worm instala igualmente um troiano que tenta reunir e enviar a terceiros as combinações de teclas introduzidas nos PCs infectados.



"Os programadores de vírus estão sempre à procura de novos truques para levar os utilizadores de computadores a correrem o código malicioso que escrevem. O Crowt-A reflecte o desejo que actualmente se sente pelas últimas notícias", salienta a Sophos.



A empresa de segurança informática defende que a mensagem a passar hoje em dia para evitar dissabores nesta área é a de que as ferramentas anti-vírus têm realmente de estar actualizadas, ao mesmo tempo que se deverá redobrar a atenção quanto à recepção de email não solicitado, mesmo que pareça ter origem em fontes fidedignas.



Notícias Relacionadas:

2005-01-05 - Número de vírus aumenta em 2004 e contraria tendência dos últimos três anos

2004-11-12 - Novo cavalo de tróia regista dados de acesso à banca online