Nos últimos anos a Sony Computer Entertainment Portugal tem estabelecido contactos com os vários estúdios nacionais para o desenvolvimento de jogos para as suas diferentes consola, num conjunto de parcerias que é reforçado com a chegada da nova Playsation Vita ao continente europeu (Portugal incluído), assinalada esta quarta-feira.

A previsão é de Gonçalo Fialho, diretor de marketing da Sony Computer Entertainment Portugal. "Nos últimos dois anos implementámos vários projetos para a produção de jogos ao nível da estrutura ibérica para a Playstation" aponta o responsável em entrevista ao Jornal de Negócios, salientando que estas parcerias poderão ser potenciadas.

Play English, O Mundo de Patty ou Geronimo Stilton são alguns exemplos dos jogos desenvolvidos nesse sentido.

O responsável revelou ainda que a Sony tem neste momento dois milhões de consolas ativas em Portugal, contando com as duas gerações da Playstation (2 e 3) e com a PSP. Mais de 20% da base instalada da PS3 tem o comando sem fios move.

Em 2011 venderam-se 2,6 mihões de jogos em Portugal, 76% para a Playstation, que "ocupou" por completo o top 10 nacional dos jogos mais vendidos.

"O ano de 2011 foi muito positivo, vendemos o mesmo número de PS3, mais 10% de PSP e vendemos muito mais jogos", indicou Gonçalo Fialho, salientando que acredita que os valores vão melhorar este ano.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé