As duas operadoras que hoje comercializam o iPhone no mercado português, a par com outros canais de retalho, já confirmaram que pretendem manter a parceria com a Apple e trazer para Portugal a mais recente versão do smartphone da marca.



A Vodafone Portugal admite numa nota à imprensa que "vai comercializar nos próximos meses o novo iPhone 4". A empresa remete no entanto para um momento posterior, informação sobre preços do novo equipamento, habitualmente comercializado de forma associada a planos de comunicações que incluem dados e voz.



Também a Optimus garante que o seu “principal objectivo é continuar a oferecer aos clientes Optimus as melhores propostas de valor no campo dos telemóveis" e inclui o iPhone nesse leque, até "pelo sucesso de comercialização dos anteriores modelos". Assim, a empresa assegura que "será com certeza um dos operadores a disponibilizar o novo modelo 4 quando este estiver disponível no mercado português".




A TMN, também contactada pelo TeK, ainda não se manifestou sobre o assunto. Recorde-se que a operadora móvel do grupo PT, líder de mercado, não comercializou nenhum dos modelos até agora lançados pela Apple.



Nos preços ontem apresentados pela Apple para os Estados Unidos o iPhone 4 com 32 GB de espaço interno vai custar 299 dólares e o iPhone com 16 GB 199 dólares, preços - com subscrição de dados associada - que a fabricante sublinhou logo poderem ser alvo de ajustes noutros mercados. Em consequência dos novos lançamentos o iPhone 3G S, que continuará à venda, passa a custar 99 dólares.




Em Portugal, Vodafone e Optimus mantêm, pelo menos para já, os preços dos modelos comercializados. Sem indicação de descida. O 3G S custa 689 euros na versão de 32 GB e na versão de 16 GB 599 euros, sem planos de preços associados, em ambas as operadoras.




O valor desce até aos 229 euros (numa das propostas associadas ao modelo de 16 GB na Vodafone) com um plano de preços associados e compromisso de fidelização à rede.




Não há para já qualquer indicação de que os timings relativos ao lançamento do último iPhone, o 3G S, se repitam um ano depois com a actualização do modelo. De qualquer forma fica a nota. No ano passado, Optimus e Vodafone detalharam as ofertas associadas ao modelo mais recente do iPhone na altura, a 30 de Julho, um dia antes do início das vendas e quase um mês após o início do período de pré-reservas que arrancou no início do mês.




Nota de redacção: Foi acrescentada uma precisão à notícia, explicando que os preços ontem apresentados pela Apple dizem respeito a ofertas com contratos de fidelização associados (para clientes da AT&T). Nas informações de preços relativas a Portugal o Tek optou por não fazer comparações e referir apenas preços máximos (sem contrato associado) e preços mínimos (com contrato associado), já que existem várias ofertas diferentes para cada um dos modelos.