
Seja cuidadoso da próxima vez que descarregar um documento Word da internet. De acordo com a McAfee, uma empresa californiana de anti-vírus, há várias ameaças online que estão a explorar uma vulnerabilidade nunca antes descoberta no Microsoft Office que permite contaminar ficheiros com malware.
Resumidamente, o bug de dia zero utiliza documentos infetados para descarregar aplicações HTML maliciosas disfarçadas de ficheiros em formato RTF (Rich Text Files). Uma vez executadas, as aplicações ligam o computador a um servidor remoto que, por sua vez, trata de instalar malware no destinatário.
A vulnerabilidade foi agora descoberta por investigadores da McAfee e a empresa avança que o problema está relacionado com a funcionalidade Windows Object Linking and Embedding (OLE) que permite a edição de documentos online e a comunicação de edições entre cópias e versões mestras.
A McAfee escreve ainda que a vulnerabilidade afeta todas as versões do Office, incluindo a versão de 2016 para o Windows 10.
Um porta-voz da Microsoft confirmou que a empresa está pronta para eliminar a vulnerabilidade com a atualização que vai disponibilizar esta terça-feira, dia 11 de abril. Até lá, a empresa de anti-vírus aconselha os utilizadores a rodarem o Office apenas em Modo Protegido e a evitarem abrir documentos obtidos de fontes não fidedignas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários