A Nintendo anuncia hoje oficialmente o lançamento da sua nova consola de mesa Wii U, que deverá chegar ao mercado em dezembro, de acordo com informações do presidente da empresa, Satoru Iwata, que confirmou o dia 8 de dezembro como a data de lançamento da consola no Japão.


A data de lançamento nos EUA e na Europa é conhecida esta tarde, mas não deverá fugir muito da data anunciada para o mercado nipónico, de modo a que o fabricante possa aproveitar a janela de oportunidade do Natal.


Em todo o caso, o anúncio já feito por Iwata confirma os rumores que circulavam na Internet há algumas semanas, acirrados pelo suposto "descuido" da loja online Fnac em França, que na passada semana expôs uma página com a pré-encomenda da consola Wii U por 349,90 euros.


Quanto ao lançamento já anunciado no Japão, o site brasileiro Globo refere que estarão disponíveis duas versões: uma normal, que inclui a consola em branco com 8GB de memória e o novo comando com ecrã tátil, vendida por 26,250 mil ienes, (cerca de 338 dólares); e uma versão premium, disponibilizada em cor preta, cuja consola terá 32GB de memória e será acompanhada pelo comando em preto, pelo respetivo carregador e por uma base de apoio.


O anúncio oficial do lançamento da Wii U na Europa estava agendado para esta tarde. Veio confirmar que as opções da nova consola disponíveis para a Europa são as mesmas que esta manhã já tinham sido reveladas para o Japão. A diferença está nas datas. À Europa, e a Portugal, a consola chega a 30 de novembro.

Nota de redação: A notícia foi atualzada com a informação divulgada na conferência de imprensa da Nintendo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico