A Wikipedia estende a todas as versões (em diferentes línguas) nos próximos dias um conjunto de novas funcionalidades e um aspecto refrescado. Uma boa parte das mudanças implementadas são dedicadas aos editores e voltam a reflectir preocupações já conhecidas da Wikimedia Foundation, como aumentar o número de colaboradores e a qualidade dos conteúdos na plataforma.



Assim, a barra de navegação que surge em cada uma das páginas foi reformulada e apresenta agora possibilidades como discussão, fonte da página ou editar artigo, ferramentas que serão úteis sobretudo para programadores.



Muda igualmente de lugar a barra de pesquisa, que sai da barra de menus à esquerda para o topo direito da página e as sugestões de pesquisa também foram melhoradas. A barra esquerda de navegação também foi alterada e esconde agora algumas das opções disponíveis para tornar mais simples a visualização das opções mais usadas.



A enciclopédia livre também ganha uma nova funcionalidade (book creator) que permite juntar vários textos num mesmo livro em formato PDF.



As alterações que agora chegam à Wikipedia são o resultado de um conjunto de testes de usabilidade realizados ao longo do último ano, junto de utilizadores finais. Muitas já tinham sido anunciadas e parte delas também já se tinham tornado visíveis para o utilizador.



À hora de publicação desta peça as alterações ainda não eram totalmente visíveis na página em português do serviço. Na versão em inglês já podem utilizar-se as novidades.



Nota de Redacção: Foram corrigidas algumas gralhas no texto, tal como apontado pelos nossos leitores.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.