A Microsoft renovou quase todos os ícones do Windows 10. A atualização, que vai ser feita de forma faseada, vai transformar o aspecto do sistema operativo e é apenas uma parte daquilo que a tecnológica diz ter sido um "processo conduzido ao longo de vários anos".

A equipa de design da Microsoft afirma que quis afastar-se das cores mortiças dos ícones atuais, aproximando-se, em consequência, de tons mais vivos, que ficam assim em consonância com o atual look & feel da marca.

tek Windows 10 app
A evolução do ícone da Calculadora nos últimos sistemas operativos da Microsoft.

Uma das preocupações foi criar ícones que contrastassem entre si, de forma a não confundir o utilizador. Uma das ideias base da renovação consistiu em facilitar a navegação, tornando toda a experiência mais intuitiva.

10 novidades que vão chegar com o novo Windows 10x
10 novidades que vão chegar com o novo Windows 10x
Ver artigo

Note que a Microsoft não fazia qualquer tipo de ajuste estético aos ícones do Windows 10 desde 2015, altura em que o sistema operativo foi lançado. A remodelação tornou-se imperativa na altura em que a tecnológica reviu o aspecto dos ícones do Office, que, desde 2019, pareciam estar à frente do tempo em que o restante software se encontrava.

Os ícones de Calendário e Mail vão ser os primeiros a mudar, sendo que os restantes serão gradualmente atualizados ao longo dos próximos meses.