Todos os utilizadores do Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 vão poder atualizar para o Windows 10, assim que o sistema operativo estiver disponível, de forma gratuita. A Microsoft diz no entanto que este upgrade apenas será grátis para as versões de PC durante um ano. A partir daí, para continuar a utilizar a plataforma é preciso pagar a respetiva licença.

Esta é uma das formas de a Microsoft garantir a tão desejada união entre equipamentos e sistema operativo único. Isto porque tanto será possível ver o Windows 10 num computador, como num smartphone, como num sistema de jogo.

Não foi ainda revelada nenhuma informação de qual será o preço do sistema operativo ao fim do primeiro ano de utilização ou caso seja adquirido por um utilizador de uma versão mais antiga do Windows - XP por exemplo - ou até de outros sistemas operativos.

Já os utilizadores do Windows Phone 8.1 vão poder fazer a atualização sem ter a preocupação de que a mesma venha a ser paga em determinada altura.

Esta foi uma das medidas que a Microsoft anunciou para tornar o Windows num operating system as a service (OSaaS) - sistema operativo como serviço, a nova visão da tecnológica norte-americana para aquele que é um dos software mais usados do mundo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico