Depois de sido anunciado oficialmente o Windows 11 a 24 de junho, a Microsoft tem passado os últimos meses a afinar as versões beta disponibilizadas aos membros do programa Insider, revelando a conta-gotas algumas das suas novas funcionalidades. Foram também deixadas pistas que apontavam um lançamento em outubro, ainda que vago, mas a Microsoft acaba de confirmar a data oficial do lançamento do seu novo sistema operativo: 5 de outubro. Talvez queira passar o feriado nacional a atualizar e a configurar o sistema operativo, até porque este será gratuito para quem tem uma licença válida do Windows 10, sendo também pré-instalado nos diversos modelos que vão chegar às lojas no outono.
Para além de um redesenhar moderno e “fresco” do sistema operativo, o Windows 11 conta com algumas novidades que poderão agradar tanto os utilizadores profissionais, que procuram soluções de produtividade, como os gamers. Por exemplo, através da computação na cloud e o serviço Microsoft 365, os utilizadores podem procurar ficheiros mais recentes independentemente em qual equipamento estejam a utilizar.
Veja o vídeo de apresentação do Game Pass no Windows 11:
A aplicação Teams passará a fazer parte integrante da barra de tarefas, para que seja mais rápido e intuitivo contactar colegas, amigos ou familiares. Conte ainda com novos Widgets, um novo feed personalizado alimentado por inteligência artificial. Espera-se ainda uma melhor otimização do browser de internet Edge, e outras novidades.
Já os gamers vão ficar felizes por saber que a app da Xbox também fará parte integral do Windows 11, ou seja, pode aceder diretamente à biblioteca de jogos do Game Pass. Além disso, o sistema operativo pretende desbloquear o melhor que o hardware dos computadores tem para oferecer, incluindo o DirectX 12 Ultimate, DirectStorage e Auto HDR que melhoram a experiência dos jogos no PC.
Isso significa ainda que vai haver uma nova Microsoft Store, construída de raiz para ser integrada no Windows 11, sendo mais fácil descobrir apps, jogos, programas de televisão, filmes e outros conteúdos. E como já se sabia, o sistema operativo abre as portas ao Android, sendo compatível com as suas apps.
Veja na galeria imagens do Windows 11:
Apesar do lançamento previsto para o dia 5 de outubro, a Microsoft diz que a disponibilidade será faseada e medida com o foco na qualidade. A prioridade vai para os novos equipamentos elegíveis para atualizar. Depois começará a ser disponibilizado aos equipamentos no mercado baseados na idade do equipamento e no impacto que a atualização terá sobre o mesmo. E este será um processo que a Microsoft espera concluir até meados de 2022.
Apesar do sistema detetar a elegibilidade dos computadores, através do Windows Update, os próprios utilizadores podem verificar a sua disponibilidade através das Definições, Atualização dos Windows e selecionar “Verificar novas atualizações”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários