Ao longo dos anos e com cada atualização ao Windows, a Microsoft tem vindo a introduzir uma série de novidades e a mais recente versão do sistema operativo não é uma exceção à regra. Curiosamente, entre as mudanças que chegam ao Windows 11 encontra-se uma “makeover” ao conhecido e temido “ecrã azul da morte”.

Ainda nesta semana, a Microsoft lançou a primeira build do Windows 11 para os utilizadores que pertencem ao programa Windows Insider. Embora algumas funcionalidades ainda não estejam totalmente assentes, testes levados a cabo pelo website The Verge revelam que o ecrã de erro vai passar de azul a preto.

Windows 11 | Novo
créditos: The Verge

A mudança foi também notada por alguns internautas, incluindo por alguns que estavam a tentar instalar o novo sistema operativo, mas que se acabaram por deparar com o novo “ecrã negro da morte”.

Fora da mudança de cor, o ecrã de erro é idêntico àquele que é possível encontrar no Windows 11. Além disso, a primeira build do Windows 11 conta também com um “ecrã verde da morte”, uma alteração introduzida pela Microsoft nas versões de teste do programa Windows Insider desde 2016.

Windows 11: Tudo o que precisa de saber sobre o novo sistema operativo da Microsoft
Windows 11: Tudo o que precisa de saber sobre o novo sistema operativo da Microsoft
Ver artigo

Para já, ainda não há certeza quanto ao motivo que levou a Microsoft a alterar a cor do ecrã de erro. Uma coisa é certa: esta afirma-se como uma das maiores mudanças ao “ecrã azul da morte” dos últimos anos. As últimas mudanças sucederam em 2016, quando a Microsoft introduziu códigos QR, e em 2012, altura em que foi adicionado um emoticon com uma expressão triste.

Recorde-se que, embora a Microsoft ainda não tenha disponibilizado uma data exata para o lançamento oficial do seu novo sistema operativo, apontando para a época festiva no final de 2021, a empresa tem vindo a deixar algumas pistas nas imagens promocionais do Windows 11.

As pistas podem até passar despercebidas à primeira vista. Nas imagens é possível ver, por exemplo, a data de 20 de outubro de 2021 na barra de tarefas do sistema operativo. Já numa outra é possível ver uma curiosa mensagem de Stevie Bathiche, um dos engenheiros da Microsoft para equipamentos Surface, a Panos Panay, CPO da Microsoft, no Teams a dizer que mal pode esperar por outubro.

Clique nas imagens para mais detalhes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.