A 24 de junho a Microsoft revelou oficialmente o Windows 11, anunciando uma série de novidades, como a integração do Teams, da aplicação da Xbox e de apps Android, além da “makeover” no aspeto do próprio sistema operativo. Porém há uma dúvida que paira no ar: qual será a data oficial de lançamento do Windows 11?

Ainda antes da revelação do Windows 11, a Microsoft tinha vindo a deixar algumas pistas acerca do sistema operativo e agora volta a fazer o mesmo, mas em relação à data de lançamento, apontando para outubro deste ano.

Clique nas imagens para mais detalhes

As pistas, incluídas nas imagens promocionais do Windows 11, podem até passar despercebidas à primeira vista. Nas imagens é possível ver, por exemplo, a data de 20 de outubro de 2021 na barra de tarefas do sistema operativo. Já numa outra é possível ver uma curiosa mensagem de Stevie Bathiche, um dos engenheiros da Microsoft para equipamentos Surface, a Panos Panay, CPO da Microsoft, no Teams a dizer que mal pode esperar por outubro.

Para já, a Microsoft não deu a conhecer uma data exata para o lançamento do seu novo sistema operativo, apontando apenas para a época festiva no final de 2021 numa publicação no seu blog oficial e relembrando que todos os utilizadores atuais do Windows 10 poderão fazer a atualização gratuita para o Windows 11. Recorde-se que, durante a apresentação do sistema operativo a Microsoft revelou também que equipamentos da Samsung, da Lenovo, da Acer vão começar a ser lançados com o Windows 11.

Que novidades chegam ao Windows 11?

No que toca a mudanças no aspeto, o novo sistema operativo da Microsoft coloca os ícones no centro da barra de tarefas "para colocar o utilizador no centro da experiência", enfatizou Panos Panay durante a apresentação do Windows 11.

Windows 11: Tudo o que precisa de saber sobre o novo sistema operativo da Microsoft
Windows 11: Tudo o que precisa de saber sobre o novo sistema operativo da Microsoft
Ver artigo

A equipa da Microsoft desenhou os ícones com transparências e com os cantos das caixas arredondados em todo o produto, oferecendo um modo “light” e “dark” de visionamento. A barra de tarefas abre como uma "lâmina" transparente, com as funcionalidades mais utilizadas pelos utilizadores, de forma a fluir com mais suavidade e ser mais agradável aos olhos.

A empresa promete uma maior flexibilidade para os fãs de multitasking com o sistema de arrumação de janelas no ecrã, os Snap Layouts. Os utilizadores podem escolher diferentes configurações de layout, que serão memorizadas pelo sistema. A Microsoft destaca ainda a capacidade de multi-ecrã do sistema operativo, que distribui as janelas automaticamente quando deteta um segundo ecrã.

Clique nas imagens para conhecer mais pormenores sobre o Windows 11

Os Widgets estão de regresso, desta vez numa "folha de vidro" e alimentados por inteligência artificial. Nos Widgets poderá encontrar informações sobre desporto, meteorologia, tráfego, noticias locais e outros temas do seu interesse.

O Teams passa a ser uma ferramenta integrada para conversação de texto, voz ou vídeo, diretamente do Windows 11. O Game Pass, através da app Xbox, está agora integrado no Windows 11, sem a necessidade de correr uma aplicação à parte. Há também espaço para uma remodelação da loja da Microsoft integrada no sistema.

O sistema cross-play e cloud gaming estará também integrado no novo Windows 11, permitindo saltar entre  equipamentos, sem interromper as sessões de jogo. Todos os equipamentos e acessórios ligados por USB ou Bluetooth serão totalmente compatíveis com o novo sistema operativo, sem necessidade e drivers e complicações para que funcionem.

Windows 11: Teams, apps Android e Xbox Game Pass integrados no novo sistema operativo da Microsoft
Windows 11: Teams, apps Android e Xbox Game Pass integrados no novo sistema operativo da Microsoft
Ver artigo

As aplicações Android chegam também ao sistema operativo, através da Windows Store ou da Amazon Store. É assim um "casamento" entre o Android e Windows, que promete facilitar a utilização das apps em ambiente Windows 11, nos dispositivos móveis, como por exemplo o TikTok.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.