Os dados do Netscope mostram que 51,9% das páginas vistas ao longo de 2012 foram acedidas através de computadores com Windows 7.

Em igual período, a versão XP do mesmo sistema operativo deteve uma quota média de 26,5% e o Windows Vista 15,1%, cabendo 6,5% aos restantes sistemas operativos.

O Windows 7, que ganhou a primazia durante o segundo semestre de 2011, quando ultrapassou o até aí líder Windows XP, manteve ao longo de 2012 uma trajetória ascendente, nota a Marktest. Pelo contrário, o Windows XP e o Vista registaram uma tendência geral de quebra ao longo do ano, acrescenta.

[caption]Nome imagem[/caption]

No último mês de 2012 as quotas por pageviews gerados estavam nos 55,8% para o Windows7, nos 23,1% para o Windows XP, nos 14,9% para o Windows Vista e nos 5,1% para os sistemas operativos restantes.

Fora das estatísticas da Marktest está o Windows 8, lançado já no último trimestre de 2012 e que segundo uma análise recente da Net Applications está a custar a "arrancar". Em maio último, com sete meses no mercado, a quota geral da mais recente versão do sistema operativo ainda estava nos 4,27%.

Os dados do Netscope não referem o Windows 8, mas mostram que os sistemas operativos móveis quase duplicaram a sua quota ao longo do ano, em detrimento dos sistemas operativos para PCs - que de qualquer modo se mantêm amplamente maioritários no mercado português, sublinha-se.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico