
Com a chegada de um novo mês chegam novos números relativos à taxa de utilização mundial de sistemas operativos para computadores. A novidade da análise de outubro é a entrada do Windows 8.1, que lançado a 17 desse mês, conseguiu uma quota de mercado de 1,72%.
Em comparação o Windows 8, que foi lançado a 26 de outubro, tinha no final de novembro - quando completou o seu primeiro mês de mercado - uma taxa de instalação de 1,09%. Como consequência da chegada de uma nova versão do software da Microsoft o Windows 8 já começou a perder quota de mercado, que tombou de 8,02% para os 7,53%.
Quem não desarma é o Windows 7. Com uma taxa de instalação de 46,42%, o número representa um crescimento de 0,03 pontos percentuais relativamente aos resultados de setembro. O Windows XP também continua a ocupar a segunda posição de sistema operativo mais popular com 31,24% de quota.
[caption][/caption]
Outubro marcou também a estreia do Mac OS X 10.9 da Apple. Lançado a 22 de outubro, o Mavericks conseguiu em 9 dias uma taxa de utilização de 0,84%, ficando atrás dos 3,31% de quota de mercado do Mac OS X 10.8, a versão mais popular do software da marca da maçã.
No mês passado também foi apresentada a versão Saucy Salamander do Ubuntu, mas nos dados da Net Applications apenas é referido que o Linux marca presença em 1,61% dos computadores mundiais.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários