A Microsoft está alegadamente a finalizar os testes do Windows 8.1, versão do sistema operativo que deve ficar disponível para os consumidores finais em meados de outubro. A confirmar-se a data, a tecnológica norte-americana parece adotar o esquema de atualizações anuais ao software, depois de o Windows 8 ter sido lançado em Portugal a 25 de outubro do ano passado.

No final de agosto a versão Release to Manufacturer (RTM), destinada aos fabricantes, deve chegar aos construtores parceiros da Microsoft. A informação é revelada pelo ZDNet e tem por base uma nova versão do Windows que vazou na Internet e que apresenta características muito próximas aqueles que deve chegar aos fabricantes, como inclusão de tutoriais.

As primeiras informações recolhidas apontavam que entre o lançamento final e o lançamento da versão RTM haveria pouco tempo de distância, mas o Windows 8.1 só deverá chegar em outubro para selar a adoção de atualizações anuais no sistema operativo - como acontece com o Mac OS X por exemplo.

Desta forma a Microsoft também tem mais tempo para corrigir bugs e falhas que sejam detetadas pelos fabricantes na implementação do software nos computadores.

A empresa de Redmond ainda não confirmou qual a data de lançamento do Windows 8.1.

Entre o lançamento do Windows XP e Windows Vista passaram cinco anos e meio, para o Windows 7 passaram dois anos - por causa do insucesso do Vista -, e para o Windows 8 passaram mais três anos. Esta é a primeira vez que a Microsoft adota o sistema anual de lançamentos importantes para o sistema operativo para PC - o que nas últimas versões pode ser visto como os Service Packs.

Se estiver interessado nas mais importantes novidades do Windows 8.1 pode consultar a Montra TeK onde são detalhadas as principais diferenças para a versão lançada no ano passado.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico