No dia 17 de outubro de 2013 a Microsoft disponibilizava ao mundo o Windows 8.1, uma atualização importante no sistema operativo e que ajudou a corrigir muitos dos erros cometidos no Windows 8. Mas só agora em junho, 19 meses depois, é que o sistema operativo consegue ultrapassar em quota de mercado o Windows XP, o já descontinuado software da tecnológica.

De acordo com os dados da Net Applications, o Windows 8.1 tinha no final de junho uma quota de 13,12%, contra os 11,98% do Windows XP. Foi a primeira vez que o Windows 8.1 conseguiu passar sozinho a quota do software lançado em 2001.

No entanto esta “vitória” pode não servir de muito já que em julho a Microsoft vai disponibilizar o Windows 10, no dia 29, pelo que muitos utilizadores poderão migrar já para a nova versão do sistema operativo.

Cenário diferente pode conhecer o Windows 7 que no mês passado conheceu uma subida na quota: passou de 57,76% para 60,98%, um crescimento de 3,22 pontos percentuais para um sistema operativo lançado em 2009.

[caption][/caption]

Ainda que o XP tenha vindo a perder gradualmente posição no mercado dos computadores, as mudanças mais signficativas registadas em junho podem estar relacionadas com uma preparação para o Windows 10 - será uma atualização gratuita no primeiro ano para quem tem Windows 7 e Windows 8.1.

Destaque ainda para o Mac OS 10.10 da Apple que ocupa o quarto lugar no campeonato dos sistemas operativos mais populares, com uma quota de 4,54% - no entanto ainda longe das posições conseguidas pela Microsoft.