A análise realizada pelo Net Applications em maio, revelou que o Windows 7 continua a ser a versão do sistema operativo mais popular junto dos utilizadores, apesar de a sua quota de mercado ter sofrido uma quebra de 58,3 para 57,7%, entre abril e maio.




Em segundo lugar encontra-se o XP, porém a percentagem de utilizadores do "antigo" sistema operativo diminuiu de abril para maio, de 15,9 para 14,6%, enquanto o Windows 8.1 ganhou terreno e aumentou a sua expressão no mercado, passando de 11,1 para 12,8% dos computadores de secretária existentes em todo o mundo.



Assim, se combinarmos os utilizadores da versão 8 (3,57%) com os da versão 8.1, perfaz um total de 16,4%, ultrapassando a quota do "velhinho" Windows XP, pela primeira vez desde que existem no mercado alternativas àquela release do sistema operativo da Microsoft.



O Mac OS X, versão 10.10, aparece no quarto lugar do ranking com uma taxa de 4,2%. O Linux tem-se mantido estável, representando em maio 1,57% de quota.



O Windows 8 tem tido alguns problemas em chegar até aos utilizadores, que não terão acolhido como a marca esperava a profunda renovação gráfica do sistema operativo, excessivamente orientado para dispositivos com ecrã de toque e com muitas alterações ao nível do interface.

[caption][/caption]

Em 2013 a Microsoft lançou uma versão redesenhada, a 8.1, oferecendo aos utilizadores um ambiente mais familiar e trazendo de volta alguns elementos icónicos na história do sistema operativo, como o botão Iniciar. ()



No ano passado, a tecnológica acabou com o suporte técnico ao XP com a esperança de convencer os utilizadores a fazerem o upgrade para um sistema operativo mais moderno, mas a transição tem demorado mais do que esperado.



Para este ano está agendada a chegada do Windows 10, a 29 de julho, que cumpre o ciclo habitual de renovação do sistema operativo da marca, mas que é também uma nova tentativa da Microsoft para acertar em cheio numa combinação de argumentos capaz de incentivar os clientes a deixarem as versões mais antigas do SO.



Como o TeK já tinha adiantado, vão existir sete versões do novo sistema operativo. Veja neste artigo aquela que é mais indicada para o seu perfil de utilização.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.