A Microsoft vai aumentar o preço dos pacotes de atualização do Windows 8 no primeiro dia de fevereiro, tal como estava previsto desde o lançamento oficial do novo sistema operativo. A versão Windows 8 Pro em retalho passa a ter um preço de revenda estimado de 299 euros enquanto a versão mais básica do Windows 8 vai custar 129 euros.

Estes valores são indicados para as lojas de retalho, que neste momento vendem o Windows 8 Pro por 69,99 euros. As lojas vão ainda passar a vender o Windows 8 Pro Pack que custará 179,99 euros e que inclui a ferramenta Windows Media Center que possibilita entre outras coisas gravar programas de televisão desde que o computador tenha um descodificador de TV.

Segundo revelou a Microsoft Portugal ao TeK, a versão eletrónica do Windows 8 Pro vai continuar disponível para download pelo preço de 279,99 euros, mais 250 euros do que o preço praticado atualmente. É um acréscimo de 900% relativamente ao preço promocional que a empresa de Redmond decidiu praticar para promover a adoção do Windows 8 nos primeiros meses após o lançamento.

Quem comprou um computador com Windows 7 entre 2 de junho de 2012 e 31 de janeiro deste ano vai ter direito a atualizar para a mais recente versão do sistema operativos para computadores da Microsoft por 14,99 euros até ao final do mês de fevereiro. "Haverá também uma promoção específica de download eletrónico para estudantes por 59,99 euros", revelou a Microsoft Portugal.

A gigante norte-americana afirma já ter vendido 60 milhões de cópias das diferentes versões do Windows 8 em todo o mundo. Mas os sentimentos dos analistas continuam a ser mistos, já que a Microsoft não revela se dentro deste número de licenças se incluem também as que vende às fabricantes parceiras, ou quantos são clientes privados e empresariais.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico